Arquitetura Sacra

"tendo nos feito à sua imagem, Deus procura modelar-nos pela semelhança com seu filho, Jesus Cristo. Somos objeto da arte de Deus, obra de suas mãos, e devemos ver o lugar onde os cristãos se reúnem para invocar o nome da trindade como se fosse o Estúdio de Deus"
(Cristopher Irvine.)

Citando o Capelão de Oxford da Igreja Anglicana, permito-me em concordar que os espaços sagrados são estúdios ou melhor ateliês de Deus. são nesses ateliês que os seus filhos, suas obras se encontram com o criador. Esses espaços dotados de simbologias , estatuárias, imagens que evangelizam, pinturas, obras capazes de elevar o espírito, propiciam o desenvolvimento de uma espiritualidade meditativa e profunda onde a maior obra de arte que mais se aproxima de Deus ( prova é a imagem e semelhança nossa com a de Jesus Cristo) somos nós mesmos. O tema discutido no Programa alegrai-vos do dia 25 foi a Arte Sacra e como ela faz essa mediação entre a liturgia católica e arte pela própria arte. Considero que a a arte faça parte desta rica liturgia do rito católico. É necessário propiciar espaços e instrumentos adequados, bonitos e bem planejados para que os cristãos possam se sentir bem e próximos do seu Criador. Gostamos que nossas casas sejam equipadas com o melhor, com conforto, móveis bonitos e planejados, arranjos decorativos que combinem com o estilo próprio do morador. Pois bem nossos templos e espaços de oração merecem este cuidado, como já dizia São Francisco de Assis " para Deus o melhor", espaços adequados impõem através de sua beleza um respeito, e prendem a atenção necessária para que possamos desenvolver uma boa espiritualidade. A Arquidiocese de Porto Alegre possui uma equipe de técnicos ( arquitetos, artistas, músicos, padres com conhecimento na liturgia e arte sacra) que compõem a CAAS - Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre, todos atuantes em movimentos e paróquias de nossa arquidiocese, estes se reúnem todo mês para discutir as questões da arte sacra e estão disponíveis para assessorar a todos os arquitetos, artistas e párocos nas questões que envolvam a arte sacra de nossos templos ( reformas e novas construções , restauro de imagens, equipamentos litúrgicos e etc),saliento que é muito importante preservarmos a arte sacra de nossos templos e estarmos atentos a produção contemporânea, pois considerando que a arte tem papel fundamental para o bom desenvolvimento de nossa religião, nossa liturgia, assim também dependemos do sucesso de nossos artistas.




( texto para publicação no blog do programa Alegrai-vos da Rádio Aliança FM)





Estante para o comentarista - mobiliário para liturgia


Comunidade São Cristovão  - Butiá - RS

Foi solicitado projeto de revitalização da fachada e interior de templo dedicado ao padroeiro dos motoristas. Este projeto contou com a co-autoria da arquiteta Jacqueline Manica